Categoria: FAQ da ATI | |||
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AssuntoComo usar o Google Drive | |||
ConteúdoPrimeiros passos no Google Drive
Passo 01: Então, acesse drive.google.com e faça login em sua conta do Google. O Drive é um serviço de armazenamento de arquivos, então o botão primordial desta plataforma é o “Novo”, que aparece com grande destaque na tela principal. Passo 02: Ao clicar sobre ele, você tem diante de si algumas opções: Pasta – Cria uma nova pasta para organizar melhor os seus arquivos; Upload de arquivo – Envia um arquivo do seu computador para a sua conta do Google Drive; Upload de pasta – Envia uma pasta inteira de seu computador para a sua conta do Drive; Documentos Google – Abre o editor de textos do Google; Planilhas Google – Abre o editor de planilhas do Google; Apresentações Google – Abre o editor de apresentações do Google; Mais – Acesso a mais aplicativos do Google, como o My Maps, Desenhos Google, Formulários e vários outros.
Envie arquivos ou pastas
Passo 01: Para isso, clique em “Novo” e vá em “Upload de arquivo” ou “Upload de pasta” — a escolha depende daquilo que você quer fazer. Passo 02: Depois, basta selecionar qual arquivo será enviado para a sua conta e aguardar até que a transferência seja concluída. É possível acompanhar o progresso do envio diretamente da tela do Drive por meio de um menu específico para isso que aparece no canto inferior direito da tela. Outra maneira de enviar arquivos e pastas para o Drive é arrastá-las para a tela do serviço dentro da janela do navegador. Este processo pode ser uma opção mais simples, inclusive para enviar vários arquivos de uma vez só e diretamente para a pasta de sua escolha.
Planilhas Google – 2 milhões de células utilizadas; Apresentações Google – 100 MB
Baixe arquivos e pastas
Passo01: Para baixar arquivos e pastas, basta selecioná-los (se for escolher mais de um item para ser baixado, mantenha pressionado a tecla CTRL enquanto clica sobre eles) e então clicar sobre o botão em forma de três pontos presentes na barra de ferramentas do Drive. Passo 02: Então, clique em “Fazer download” e aguarde até que tudo seja baixado para a sua máquina. Compartilhe arquivos
Passo 01: Como explicado no tópico anterior, selecione os arquivos ou pastas que serão compartilhados e clique sobre o botão de compartilhar presente na barra de ferramentas. Passo 02: Depois, insira o e-mail das pessoas que terão acesso àqueles arquivos. Passo 03: Não se esqueça de definir os privilégios de cada usuário (editar, comentar ou visualizar). Outra opção para compartilhar arquivos é gerar um link para que outras pessoas possam acessá-lo. Selecione o item a ser compartilhado e clique sobre o botão “Gerar link”, como indicado na imagem abaixo. Passo 04: Agora é só copiar o link e enviá-lo para quem for necessário.
Apague arquivos e pastas
Passo 01: Apagar arquivos segue a mesma linha: selecione aqueles que devem ser excluídos e clique sobre o botão em forma de lixeira presente na barra de ferramentas.
Mova arquivos ou pastas
Passo 01: Para tal, selecione os arquivos que você deseja movimentar e clique sobre um deles com o botão direito do mouse e clique em "Mover para". Passo 02: Na janela em que se abriu, selecione a pasta de destino ou então crie um novo diretório antes de clicar em "Mover". Passo 03: Confirme a ação para que os arquivos sejam enviados ao novo local.
Passo 01: Para isso, você pode clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar a opção "Marcar com estrela". Passo 02: Depois, basta acessar o menu "Com estrela" para encontrar todos os arquivos e pastas marcados como favoritos.
Visualize informações avançados sobre um arquivo ou pasta
Passo 01: Ao clicar sobre ele, é possível acessar ainda algumas funções extras do Drive, como gerenciar de versões, adicionar descrição, impedir download e várias outras.
No Drive, você pode atualizar a versão de um arquivo de forma organizada, podendo, inclusive, acessar suas versões anteriores. Passo 01: Para isso, clique sobre o arquivo com o botão direito do mouse a fim de abrir o menu de contexto. Ali, escolha a opção “Gerenciar versões”. Passo 02: Agora, clique em “Fazer upload de nova versão” e envie o novo arquivo. Note que as versões antigas ficam disponíveis para acesso durante 30 dias.
Organize a interface Com um clique, você pode alterar a forma de visualização dos arquivos listados em sua conta — é possível alternar entre lista e grade. Além disso, é possível alterar a classificação dos arquivos — de ordem crescente para decrescente e vice-versa. Para ordenar arquivos em ordem alfabética, clique sobre o menu “Nome”. Por fim, se desejar organizar tudo de acordo com a data da última modificação, clique em “Última modificação”.
Crie e edite documentos de texto, planilhas e apresentações
Tutorial de como usar o Google Docs: http://suporte.fjp.mg.gov.br/front/knowbaseitem.form.php?id=26
Acesse arquivos offline Uma das funções mais interessantes do Drive é permitir que você acesse arquivos offline, algo especialmente útil quando você usa os apps do Google como única opção para editar textos, planilhas e apresentações em seu computador. Este recurso funciona apenas com o navegador Google Chrome (ou de um Chromebook). Passo 01: Então, clique sobre o botão de opções do Drive e vá em “Configurações”. Passo 02: Na janela que se abriu, marque a opção “Sincronizar os arquivos do Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos Google com este computador para edição off-line”. Vale notar que só estão disponíveis para consulta e edição offline arquivos dos aplicativos citados aqui em cima. Você pode fazer alterações locais e assim que estiver conectado à internet novamente os itens serão sincronizados para que apenas uma versão fique disponível em todos os lugares.
Use mais aplicativos dentro do Drive Além do Docs, Planilhas e Apresentações, há uma série de outros aplicativos que você pode utilizar diretamente do Drive. Passo 01: Para isso, clique no botão “Novo”, posicione o cursor do mouse sobre o menu “Mais” e clique em “Conectar mais apps”. Na central de apps do Drive você encontra inúmeras opções para incrementar os recursos de sua conta, tudo oferecido gratuitamente. É possível encontrar aplicativos de forma mais específica, usando o sistema de busca ou navegando pelas categorias. Aqui estão editores de imagem, players de música, outros apps para manipular textos, planilhas e apresentações, ferramentas para editar documentos em PDF, editores de áudio e vídeo e muito mais.
Formatos suportados Dentro do Drive é possível guardar qualquer tipo de arquivo, inclusive aqueles sem extensões. Entretanto, o serviço é capaz de lidar com alguns eles, permitindo que você abra documentos de texto, escute músicas, veja vídeos e por aí vai. Isso significa que ele suporta basicamente todos os formatos básicos de texto, planilha e apresentações (Microsoft Office, Open Document Format e por aí vai) e vários outros.
Fonte: https://canaltech.com.br/mercado/guia-de-uso-do-google-drive/ Qualquer dúvida sobre o Google Drive entrar em contato com: renata.moreira@fjp.mg.gov.br
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Autor: Sérgio Duarte Criado em 11-08-2020 12:47 Última atualização em 11-08-2020 13:28 | 924 vistas Este item é parte da FAQ |
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ID | Data | Usuário | Campo | Atualizar |
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ID | Data | Usuário | Campo | Atualizar |
11454 | 11-08-2020 13:28 | Sérgio Duarte (14) | Conteúdo | Atualização do campo |
11453 | 11-08-2020 13:28 | Sérgio Duarte (14) | Assunto | Atualização do campo |
11452 | 11-08-2020 12:47 | Sérgio Duarte (14) | Adicionar o item | |
11451 | 11-08-2020 12:47 | Sérgio Duarte (14) | Entidade | Adicionar um relacionamento com um item: Fundação João Pinheiro (0) |
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